OS ADOLESCENTES

“Nossos adolescentes atuais parecem amar o luxo. Têm maus modos e desprezam a autoridade. São irrespeitosos com os adultos e passam o tempo vagando nas praças, mexericando entre eles. São inclinados a contradizer seus pais, monopolizam a conversa quando estão em companhia de outras pessoas mais velhas; comem com voracidade e tiranizam os seus mestres”
Sócrates (2.500 anos atrás)


Esta frase, escrita por Sócrates tantos anos atrás, faz-no repensar as freqüentes queixas sobre os “adolescentes atuais”. Um século como este, que poderíamos chamar de “século narcisista” trouxe novas características aos jovens.
A adolescência é uma fase caracterizada por mudanças, pelo conflito. O adolescente não sabe direito quem ele é. Percebe que deixa de ser criança, mas não sabe bem o que está se tornando, pois ainda não é um adulto. É uma fase de experimentação, onde ele recebe direitos e deve abrir mãos de alguns privilégios.

O próprio termo adolescente vem do latim adolescere, e significa alimentar , denotando essa necessidade, de precisar descobrir o mundo. Outra origem para o termo, significa, “crescer com dor”. Há muitos anos se sabe, que é uma fase de diferenciação. Onde o garoto abandona o mundo lúdico e infantil e começa a adentrar no mundo adulto.
Nesse momento, levando em vista uma supervalorização do “adolescer” pela sociedade, faz-se necessário que professores, psicólogos, educadores, tenham maior conhecimento sobre essa faixa etária. Tanto sobre seu desenvolvimento biológico, quanto da parte psicológica. A isso, propõe esse curso de extensão, a ser uma pequena introdução a complexidade do universo adolescente na entrada do segundo milênio.